JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Brasil, 1920 – 1999

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III PREMIO REINA SOFÍA DE POESÍA IBEROAMERICANA 1994

JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Brasil, 1920 – 1999

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III PREMIO REINA SOFÍA DE POESÍA IBEROAMERICANA 1994

BIOGRAFÍA

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João Cabral de Melo Neto es una de las figuras más representativas de la cultura y la poesía brasileñas e iberoamericanas de nuestro tiempo. Su obra es un ejemplo difícilmente superable de rigor y lucidez intelectual, tanto en lo que se refiere a la creación de un lenguaje poético propio como en cuanto atañe a la teoría de la composición…; y ello sin perjuicio de una temática cuyos polos son la denuncia de una realidad social injusta y el ascetismo intelectual y técnico del propio poeta. Históricamente, Cabral de Melo es uno de los miembros de la llamada «Generación del 45», cuyo principal órgano de expresión fue la revista carioca Orfeu (1947-1953). Su obra poética se abrió con Pedra do sono (1942) y se alarga en otros
18 volúmenes que incluyen O engenheiro (1945), O cão sem plumas (1950), Quaderna (1969), A educação pela pedra (1966), Museu de tudo (1975), Auto do frade (1984) y se cierran con Sevilla andando (1990). Recibió, además del Premio Reina Sofía de Poesía Iberoamericana (1994), el Premio Camões en Portugal/Brasil y el Neustadt International Prize for Literatura en Estados Unidos. Fue miembro de la Academia Brasileña de las Letras.

Portada "A la medida de la mano" de Joao Cabral

«A vida não se resolve com palavras»

SUS POEMAS

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O INGENHERO

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A luz, o sol, o ar livre
envolvem o sonho do engenheiro.
O engenheiro sonha coisas claras:
Superfícies, tênis, um copo de água.

 

O lápis, o esquadro, o papel;
o desenho, o projeto, o número:
o engenheiro pensa o mundo justo,
mundo que nenhum véu encobre.

 

(Em certas tardes nós subíamos
ao edifício. A cidade diária,
como um jornal que todos liam,
ganhava um pulmão de cimento e vidro).

 

A água, o vento, a claridade,
de um lado o rio, no alto as nuvens,
situavam na natureza o edifício
crescendo de suas forças simples.

POESIA

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Ó jardins enfurecidos,
pensamentos palavras sortilégio
sob uma lua contemplada;
jardins de minha ausência
imensa e vegetal;
ó jardins de um céu
viciosamente freqüentado:
onde o mistério maior
do sol da luz da saúde?

«Mesmo sem querer fala em verso. Quem fala a partir da emocão»